Lubango – A escola primária Nº 1007 tornou-se a primeira instituição com o estatuto “Amiga da Criança”, no Lubango, província da Huíla, por envolver os alunos na plantação de árvores, irrigação e preservação, assim como no embelezamento das salas de aula, por meio de desenhos e imagens lúdicas.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o director da escola, Bermo Daniel Baptista, informou que a iniciativa faz parte das estratégias usadas pela instituição para tornar a escola mais próxima das crianças.
Para o responsável, que falava à margem de um seminário de implementação do projecto “Município Amigo da Criança”, assinalou que sem proximidade às crianças, não se conseguem atingir os objectivos educacionais.
Para o gestor, as “boas” práticas que caracterizam o funcionamento da escola interferem, de forma positiva, na organização e na melhoria do processo de ensino e da aprendizagem, dentre elas a criação de espaços verdes, com a participação activa dos alunos e a manutenção da higiene.
“Mesmo com a falta de água canalizada na escola, a instituição conseguiu criar um jardim visível, envolvendo os alunos, que fazem a irrigação com a água que trazem de casa”, continuou, ressaltando a aposta desperta nas crianças o amor pelas plantas e sua importância.
Falou ainda do desenvolvimento de actividades extra-curriculares como, visitas de estudo a locais turísticos, criação de grupos de dança, poesia e música, participações em diversas actividades políticas, sociais e recreativas.
A escola primária Nº 1007 localiza-se no bairro Comandante Valódia, no município do Lubango, conta com oito salas de aula que acolhem 560 alunos. MS