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Ensino Superior reforça parceria com CEAST

     Educação              
  • Luanda • Terça, 14 Maio de 2024 | 18h17
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Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação, Maria do Rosário Bragança.
Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação, Maria do Rosário Bragança.
Pedro Parente-ANGOP
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Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST
Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST
António Escrivão - ANGOP

Luanda – O Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (MESCT) pretende reforçar a parceria com a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), no quadro da melhoria da qualidade do ensino e da investigação científica.

A informação foi prestada, nesta terça-feira, em Luanda, pela titular do sector, Maria do Rosário Bragança, durante um encontro de trabalho com membros da CEAST, que serviu para partilhar informações sobre o estado de desenvolvimento e funcionamento das instituições do ensino superior no país.

“Foi uma reunião de trabalho realizada no quadro da parceria entre o Estado Angolano e a Igreja Católica, no caso específico para a melhoria da prestação de serviço, educação e ensino a população. Demos uma panorâmica da oferta formativa nacional”, referiu.

Conforme a governante, o evento estabeleceu mecanismos de acompanhamento às instituições, permitiu compreender os desafios e constrangimentos que a CEAST enfrenta na sua implementação, bem como o alinhamento da oferta formativa das instituições de ensino superior sob tutela da CEAST ao Plano de Desenvolvimento Nacional.

A ministra recomendou um esforço para privilegiar as áreas com défices de cursos, nomeadamente, engenharia, ciências naturais, ciências agrárias, veterinárias, artes e humanidades.

Na ocasião, o presidente da CEAST, José Manuel Imbanba, referiu que a reunião de trabalho serviu igualmente para conformar a legislação vigente no país, no sentido que a resposta formativa tenha incidência positiva na sociedade que “queremos construir”.

“Isto entra em conformidade com a caracterização da nossa universidade, que não se cinge em ensinar tecnicamente os quadros, mas também em incutir neles valores como a ética, para fazerem a diferença dentro da sociedade”, explicou.

Defendeu a necessidade de criação de uma plataforma de diálogo mais fluído, para facilitar as respostas de forma célere naquilo que são as reais dificuldades.

O país conta com 106 instituições do ensino superior. JAM/OHA





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