Ondjiva – A engenheira informática Emanuela Perestrelo, incentivou hoje, terça-feira, no Cunene, as mulheres a apostarem nos cursos técnico-profissionais, de modo a contribuírem activamente no desenvolvimento do país.
A também funcionária pública, falava uma palestra sobre “A participação activa das mulheres nas tecnologias de informação rumo à prosperidade social”, enquadrada na jornada comemorativa do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Emanuela Perestrelo disse que ao invés da decoração e culinária, as mulheres devem diversificar o saber, optando por cursos de mecânica, electricidade e carpintaria, para sua afirmação na sociedade.
“As mulheres sempre foram guerreiras ao lado do homem, por isso incentivo a abraçarem estes cursos profissionais e a dedicarem-se às actividades úteis para o seu benefício”, afirmou.
A palestrante aconselhou ainda as mulheres a estarem mais ligadas às redes sociais e aproveitarem promover as actividades de empreendedorismo, com vista à prosperidade social.
Emanuela Perestrelo lembrou que as tecnologias de informação servem como um elo de comunicação e partilha de informações.
Por seu turno, a administradora municipal adjunta do Cuanhama, Antonieta Gerson, reconheceu o papel da mulher no desenvolvimento social, económico e político do país.
Antonieta Gerson apelou, por outro lado, à união e coesão entre as famílias, com vista a resgatar os valores morais, éticos e cívico, que vão se perdendo no seio da sociedade.
O Dia Internacional da Mulher é celebrado, anualmente, a 8 de Março. A data foi instituída pelas Nações Unidas e, actualmente, é comemorada em mais de 100 países. PEM/LHE/ASS