Huambo – A Embaixada do Japão em Angola financiou, de 2018 à presente data, três projectos ligados à educação na província do Huambo, num valor de 274 mil dólares norte-americano, informou o chefe adjunto da Missão Diplomática, Yusuke Takahashi.
O responsável falava, esta quarta-feira, no encerramento do projecto de doação de um autocarro escolar ao Colégio público do I ciclo Ferraz Bomboco, no município do Huambo, no quadro do programa de Assistência Comunitária e Segurança Humana (APC).
Na ocasião, Yusuke Takahashi disse tratar-se de valores desembolsados para a construção e apetrecho de quatro salas de aula e da compra de um autocarro escolar, com 30 lugares, entregues à referida instituição, localizada no bairro São Pedro, arredores da cidade do Huambo.
Com a conclusão da obra, em 2018, o Colégio Ferraz Bomboco passou a contar com 29 salas de aula, o que permitiu o ingresso de mais de 600 alunos do I ciclo.
Referiu que, com as salas de aula e o autocarro entregues, em Maio último, a escola passou a oferecer mais oportunidade de educação aos alunos, o que tem contribuído, significativamente, na melhoria do sistema de ensino/aprendizagem.
Yusuke Takahashi referiu que o Japão está focado no desenvolvimento socioeconómico e sustentável de Angola, através deste projecto, que permite a diversificação de quadros, no âmbito do desenvolvimento humano desta região do país.
Acrescentou que a iniciativa visa o fortalecimento das relações bilaterais, entre Angola e Japão, em vários domínios de cooperação.
Por seu turno, o director do gabinete da Educação no Huambo, Mário José da Costa Rodrigues, agradeceu o apoio e a consideração da Embaixada do Japão em Angola neste sector da província, pois vai contribuir na mobilidade escolar dos alunos.
Apelou à direcção da escola a cuidar dos meios entregues, bem como a materializar as perspectivas de crescimento visadas pelas autoridades dos dois países, fazendo com que os alunos cresçam do ponto de vista estudantil e contribuam no desenvolvimento da sociedade.
O Colégio Ferraz Bomboco tem matriculado no ano lectivo 2023-2024 três mil 673 alunos no I ciclo do ensino secundário, ensinados por 121 professores. ZZN/