Luanda – A Embaixada de Israel realizou, em Luanda, um encontro com quadros angolanos formados pelo MASHAV (Agência Israelita para a Cooperação Internacional), no quadro de um programa de interacção, intercâmbio e consulta constante entre as duas partes.
Um comunicado de imprensa, a que a ANGOP teve acesso, refere que no encontro, que teve lugar quinta-feira, na residência oficial, o embaixador de Israel em Angola, Shimon Solomon, manifestou o desejo de ver o Governo angolano a promover jovens formados pela MASHAV, aproveitando a vasta experiência e conhecimentos adquiridos pelos ex-bolseiros.
Para Shimon Solomon, existem muitos graduados pela MASHAV em Angola, em vários sectores, desde a protecção civil e bombeiros, saúde, empreendedorismo, aviação, magistratura, agricultura e outros que contribuem para ultrapassar os desafios do país.
Desde 2017, mais de 200 angolanos frequentaram cursos nos ramos da agricultura, educação, energia renováveis, meio ambiente, segurança pública, resposta a situações de risco, desenvolvimento sustentável, leis, comunicação, empreendedorismo, dentre outros.
“Angola tem um grande potencial. Com estes grandes profissionais e com a experiência de Israel podemos ter uma cooperação real e prática em muitos domínios com profundo impacto na vida das pessoas”, frisou.
Acrescentou que a ideia é melhorar sempre e trazer também especialistas de Israel a Angola, como aconteceu no Quénia, Ghana e Etiópia, países que contam com um adido específico para o MASHAV para interligação com o Governo.
Outro exemplo, apontado é o Rwanda onde Israel contribui com um grande centro de MASHAV que oferece cursos com impacto social, afirmou.
O evento serviu ainda para abordar-se as formas de dinamizar o trabalho desta agência em Angola, bem como aumentar a participação dos profissionais nos cursos a serem oferecidos pelo Governo israelita.
Na ocasião, Shimon Solomon apresentou a nova plataforma de candidaturas de cursos da MASHAV, que, em breve, estará disponível para Angola, e convidou membros do Executivo e empresários a participarem na Feira da Indústria da Água, de 16 a 19 de Setembro próximo, no Estado Hebreu, certame que sublinha a importância do acesso fiável à água.
Por seu turno, a directora do departamento para a SADC do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, Belaynesh Zvadia, expôs a visão da MASHAV de conferir maior adesão da sociedade angolana, enquanto Royel Gilad, encarregado de Negócios da Embaixada de Israel em Angola, deu a conhecer a situação sobre a guerra em Gaza.MOY/ADR/MCN