Luanda – A embaixada de Angola em Espanha promoveu, na quarta-feira, uma abordagem sobre a internacionalização de estudantes e profissionais angolanos neste país europeu.
A actividade, que juntou a comunidade estudantil angolana em Espanha, enquadra-se no âmbito das Comemorações do 17 de Setembro, data de mais um aniversário do Primeiro Presidente de Angola e Poeta Maior, Agostinho Neto.
O evento teve como objectivo promover o conhecimento, a excelência académica e a integração dos estudantes angolanos em Espanha, fornecendo uma plataforma para compartilhar experiências.
Conforme nota da representação diplomática angolana em Espanha, a intenção é promover a educação de alta qualidade e o sucesso académico entre os estudantes angolanos na diáspora, bem como a criação de um espaço para a troca de conhecimento e experiências entre estudantes de alto desempenho.
A referida actividade teve como palestrante convidado o médico e especialista na área Tuberculose, Domingos Vita, que possui experiência internacional.
Durante a sua abordagem, o especialista falou sobre o sucesso académico e profissional para o desenvolvimento do país, através da participação de todos, bem como o intercâmbio internacional e das vantagens da internacionalização de profissionais.
Para Domingo Vita, a participação em actividades internacionais proporciona uma oportunidade de conhecer novas culturas académicas e científicas, novas pessoas, tecnologias e idiomas.
Domingos Vita afirmou que os professores e educadores devem inserir esse assunto em salas de aulas, para orientar os alunos quanto a tendência de viver uma experiência fora.
"A instituição que investe e se interessa pela formação complementar dos estudantes e profissionais está investindo nela mesma", disse.
O tema "Internacionalização de Estudantes e Profissionais como: Motor de desenvolvimento de Angola" foi escolhido pela sua relevância para a comunidade estudantil angolana em Espanha.
O evento oferece aos estudantes angolanos em Espanha a oportunidade de aprender com um especialista renomado, compartilhar conhecimento e experiências e fortalecer a rede de contactos, promove a cultura de mérito e excelência académica, para inspirar e capacitar os estudantes angolanos a atingirem seus objectivos académicos e profissionais, incentivando a busca pela excelência e fornecendo recursos valiosos.
O presidente da Associação dos Estudantes Angolanos em Espanha, Wilson Mendes, disse estar a ser planejado uma série de palestras e eventos semelhantes ao longo do ano, abordando uma variedade de tópicos relevantes para a comunidade estudantil angolana.
"A associação está comprometida em promover a educação de qualidade e a integração contínua entre os estudantes de mérito. Esperamos que essas informações forneçam uma visão clara da criação da Associação de Estudantes Angolanos de Mérito e de seus objectivos com a actividade em questão", conclui.
Wilson Mendes enalteceu o apoio institucional da Embaixada de Angola no Reino de Espanha.
O Ministro Conselheiro da Missão Diplomática, António Cristóvão, realçou a importância da actividade como motor de desenvolvimento para o país.
O diplomata reafirmou que a internacionalização de profissionais coloca os estudos a exposição em outros contextos, abrindo horizontes através da partilha de conhecimento.
António Cristóvão apelou aos estudantes angolanos presente na actividade a entender o contacto fundamental com outras culturas. VM