Huambo – O sector da Educação na província do Huambo matriculou, para o ano lectivo 2024/2025 de 588 mil e 13 alunos no ensino primário, que representa 70 por cento, dos 943 mil 962 inscritos em todos os subsistemas de ensino.
A informação foi prestada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo director do gabinete local da Educação, Mário Rodrigues, ao salientar que o processo de ensino/aprendizagem vai ser assegurado por 14 mil 959 professores, em 10 mil 586 salas de aula, que perfazem 847 escolas.
O responsável deu a conhecer que o sector foi reforçado com 475 novos professores, admitidos no último concurso público 2023/2024, já distribuídos para os 11 municípios da província, com foco na melhoria da qualidade do sistema docente/educativo.
Disse que a região conta com 30 novas escolas, construídas nos últimos três anos, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que vão acolher 20 mil alunos do ensino primário e secundário, que estudavam em condições precárias.
Mário Rodrigues ressaltou a importância de um maior envolvimento dos pais, encarregados de educação e da sociedade na implementação do projecto Planaleitura, criado para melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos.
Alfabetização
O responsável disse que o processo de alfabetização constitui um outro desafio, com a previsão se alfabetizar mais de 27 mil cidadãos, que têm que aprender a ler e escrever no presente ano académico 2024/2025.
Neste domínio, o sector prevê capacitar os docentes e gestores escolares, como forma de reforçar as capacidades e o domínio das matérias que leccionam. JSV/ALH