Educação no Cunene dispõe de três mil vagas no II ciclo

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  • Cunene • Quarta, 04 Agosto de 2021 | 15h55
Director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Cunene, Domingos de Oliveira
Director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Cunene, Domingos de Oliveira
José Cachiva

Ondjiva - Três mil 400 vagas para os alunos que transitaram da 9ª para a 10ª classe estão disponíveis nas escolas do segundo ciclo do ensino secundário, na província do Cunene, para o ano lectivo 2021/2022, com início previsto para Setembro.

A província possui 868 escolas,  sendo  792 do ensino primário, 56 do primeiro ciclo e 20 do segundo ciclo, onde actualmente decorrem as inscrições para os exames de acesso de novos alunos.

As instituições escolares inseriram no sistema de ensino um universo de 220 mil e 426 alunos, em 2020, a nível dos municípios do Cuanhama, Ombadja, Curoca, Namacunde, Cuvelai e Cahama, bem como um corpo docente constituído por seis mil e 298 professores.

Ao falar nesta quarta-feira, à Angop, sobre o aproveitamento escolar do ano lectivo 2020 e a preparação do 2021/2022, o director do gabinete da Educação Cunene, Domingos de Oliveira, explicou que as vagas no II ciclo são limitadas por existir poucas escolas neste subsistema.

Em relação ao primeiro ciclo, disse que existem mais vagas, em função das escolas existentes em todos os municípios e vários colégios, que acabam por inserir muitos alunos que concluem a 6ª classe.

“Para o primeiro ciclo não temos o número de vagas porque estamos a finalizar o levantamento em algumas escolas para termos a certeza de quantos alunos transitaram da 6ª para 7ª classe”, afirmou.

O responsável fez saber que no ensino primário anualmente as vagas variam em média cada ano, entre quatro a cinco mil, sobretudo na iniciação de acordo com os dados estatísticos disponíveis.

Aproveitamento escolar 2020

Domingos de Oliveira sublinhou que, apesar dos dados serem ainda provisórios, porque muitas escolas ainda não enviaram os resultados, há um nível de aproveitamento de 52 por cento, que, de certa forma, não é animador.

Afirmou que a fome, provocada pela seca, obrigou o encerramento de 24 escolas das 41 existentes no município do Curoca, o mais afectado, devido à desistência dos alunos.

Detalhou que, por este motivo, 44 mil e 700 alunos não se apresentaram as provas do III trimestre, dos quais 35 mil alunos do ensino primário, que contava com 170 mil alunos, e nove mil e 700 do ensino secundário, onde estavam a estudar 44 mil alunos.

Crianças fora do sistema de ensino

Informou que 52 mil e 180 crianças em idade escolar estão fora do sistema de ensino, pelo que são necessárias mil e 625 novas salas de aulas, equivalente a 224 escolas de sete salas cada, para acomodar alunos do ensino primário e do I ciclo em algumas localidades do meio rural.

Explicou que estão em construção 14 escolas e a reabilitação e ampliação de duas outras em diferentes municípios da província do Cunene, que vão permitir o ingresso de pelo menos seis mil e 300 alunos do ensino primário, no próximo ano lectivo.

Com a conclusão das obras das escolas, inseridas no Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM),  estarão disponíveis 90 novas salas de aula, aliviando as insuficiências do sector.

A província debate-se com déficit de salas de aulas, com um registo de duas mil 825 turmas ao ar livre, que corresponde a 82 mil e 712 alunos a estudar em péssimas condições.

Disse que das 859 escolas existentes nos seis municípios da província, apenas 333 são de carácter definitivo, sendo as restantes 526 de construção precária, improvisadas em instituições religiosas e na sua maioria ao ar livre.

Para o ano lectivo 2021/20222, o sector da Educação no Cunene está criar as condições necessárias, com aquisição de materiais como quadros, giz escolar e outros de biossegurança para reforçar o já existente.

No entanto, Domingos de Oliveira informou que, este ano, com as novas escolas do PIIM, a previsão é matricular 242 mil e 426 alunos nos três subsistemas de ensino.





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