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Educação no Cuanza Norte cria “Cantinhos de Leitura” em escolas primárias  

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  • Cuanza Norte • Quarta, 19 Março de 2025 | 18h19
Director do Gabinete Provincial da Educação inaugura cantinho de leitura no Complexo Escolar Augusto Ngangula em Ndalatando
Director do Gabinete Provincial da Educação inaugura cantinho de leitura no Complexo Escolar Augusto Ngangula em Ndalatando
Estevão Manuel-ANGOP

Ndalatando -  Um projecto denominado “Cantinho da Leitura”, com o objectivo de incentivar o gosto pela leitura aos menores, começou a ser implementado, nesta quarta-feira,  pelo Gabinete Provincial da Educação.

Em declarações à imprensa durante na inauguração  do primeiro Cantinho de Leitura, no Complexo Escolar número 20, Augusto Ngangula, em Ndalatando, capital da província, o director do Gabinete provincial da Educação, Miguel Gola, explicou que os Cantinhos de Leitura são espaços que visam melhorar a capacidade de aprendizagem das crianças, através da leitura descontraída.

O Cantinho de Leitura do Complexo Escolar nº 20, adaptado numa sala de aula,  conta com 137 livros infantis de contos, histórias, poesia, literatura, entre outros.

 

Afirmou que  o Cantinho de Leitura são espaços onde os alunos vão poder frequentar com orientação do professor para uma leitura descontraída sem fins avaliativos  e  de espontânea vontade seleccionar a obra literária que quiser ler.

 

Informou que estes espaços criados no âmbito de uma orientação da ministra da Educação, Luísa Grilo, tem como objectivo incentivar e despertar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo das crianças, visando um aprendizado integral.

 

Miguel Gola adiantou que o projecto, numa primeira fase, vai abranger os municípios de Cazengo, sede da província, Lucala e Ambaca e posteriormente outras circunscrições municipais.

 

No município de Cazengo, continuou, serão criados três espaços do género (Complexos escolares nº 20, 211 e do Catome de Baixo).

Miguel Gola apelou aos professores e alunos a cuidarem bem dos manuais no sentido de servirem os propósitos pelos quais foram criados.

 

Exortou para o apoio de instituições, empresários, escritores e da sociedade  para o reforço do acervo destes espaços,  para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças. EFM/IMA/YD





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