Luanda – A entrada em funcionamento de 80 novas escolas, em Angola, representando mais 729 salas de aulas, promoveu o aumento do acesso à educação e a diminuição da sobrelotação das salas, num ano lectivo que absorveu mais 237 mil 689 alunos que em 2023/2024.
Por Osvaldo Abreu, Jornalista da ANGOP
O incremento do número de escolas em Angola, que contava inicialmente com 12 mil 547, resulta da aposta do Executivo no sector, encarado como a base para a criação de uma sociedade desenvolvida com o condão de melhorar a qualidade e modernizar o ensino, num mundo cada vez mais competitivo e em permanente transformação.
O ano lectivo 2024/2025 tem mais 237 mil 689 alunos em relação ao 2023/2024, elevando o número de matrículas no ensino geral para nove milhões 253 mil 713.
Segundo dados oficiais, a disponibilidade para a iniciação e a 1ª classe fixou-se em um milhão 600 mil vagas, para ingresso pela primeira vez.
O aumento de salas de aula foi acompanhado pelo ingresso de oito mil 653 novos professores, maioritariamente jovens, na sequência de concursos públicos realizados no sector.
No ano lectivo 2023/2024, Angola tinha 204 mil 703 professores, enquanto o presente ano regista 213 mil 356 professores nas distintas escolas.
O apetrechamento escolar, particularmente com carteiras, mereceu também atenção especial do Executivo, no quadro dos esforços para melhorar o sector da Educação em geral.
Neste âmbito, mais de 600 mil carteiras escolares foram distribuídas, ao abrigo de um programa iniciado em 2021.
O sector disponibilizou gratuitamente aos alunos manuais escolares, num ano em que foram adquiridos, pelo Executivo, cerca de 41 milhões e 800 mil livros.
O Governo apoiou as crianças de famílias mais carenciadas através do Programa de Merenda Escolar que, no ano lectivo passado, beneficiou pouco mais de um milhão de alunos.
A merenda escolar, no âmbito do Programa de Alimentação Escolar, vai beneficiar de maior dotação orçamental para que, de forma progressiva, todas as crianças do sistema público de educação possam dela usufruir.
Os dados demonstram que, nas localidades onde melhor se executa este programa, há maior frequência escolar, maior a taxa de sucesso escolar e baixa taxa de abandono escolar.
Ainda no domínio do apoio social escolar, destaca-se o contributo essencial que o Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II) está a prestar, apoiando as raparigas no domínio da saúde sexual e reprodutiva.
O projecto prevê disponibilizar bolsas de estudo, para reduzir os custos das famílias cujos filhos frequentem o I Ciclo do Ensino Secundário, abrangendo até 2025 cerca de 900 mil alunos.
O ano que termina ficou marcado também pela aprovação do Plano Nacional de Leitura, que visa fomentar a leitura e elevar o nível de literacia dos alunos dos vários subsistemas.
O projecto prevê atender mais de dois milhões de alunos até 2027. OHA/IZ