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Educação elabora manual didáctico para ensino especial inclusivo

     Educação              
  • Huambo • Segunda, 22 Julho de 2024 | 14h50
Complexo escolar do ensino especial do Huambo
Complexo escolar do ensino especial do Huambo
Júlio Vilinga-ANGOP

Huambo - O gabinete da Educação na província do Huambo elaborou, este ano, um manual didáctico  de ensino especial inclusivo e contribuir no aumento dos resultados académicos, soube a ANGOP, esta segunda-feira.

Trata-se de uma obra intitulada “Práticas em Educação Especial-Quebra de Paradigmas, Inovação e Resultados” dirigida aos professores.

Este manual guia de pedagogia foi contextualizado de acordo com as preocupações acadêmicas  da província do Huambo.

Com o propósito de reduzir as assimetrias pedagógicas, a obra foi elaborada depois da formação 80 docentes via on-line, a partir da República Federativa do Brasil, iniciada em 2023.

Em declarações à imprensa, o director do gabinete da Educação, Mario Rodrigues, disse que o livro foi elaborado, num esforço consentido pelos professores, focados no ensino de crianças com necessidades educativas especiais.

Explicou que a obra é resultado de uma compilação de conteúdos temáticos e a retenção de conhecimentos didacticos de professores experientes na matéria, para melhor instruir os alunos com necessidades educativas especiais.

Precisou que a instituição está engajado na criação de condições nas escolas do ensino geral, para que as crianças tenham uma atenção especial.

Esclareceu que o trabalho pedagógico está centrado no papel do professor e da escola do ensino especial, através da criação de núcleos de apoio à inclusão, visando munir os docentes com ferramentas educativas, para o atendimento normal dos alunos com necessidades especiais.

Numa primeira fase, foram disponibilizadas 250 exemplares da obra compilada e elaborada com cinco capítulos.

A mesma ilustra os procedimentos e técnicas do professor diante dos alunos com casos de síndrome de “down”, cegos, baixa visão, autistas, surdos e outras especialidades, para o fomento efectivo da educação inclusiva na província do Huambo. LT/ALH  





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