Huambo - O gabinete da Educação na província do Huambo elaborou, este ano, um manual didáctico de ensino especial inclusivo e contribuir no aumento dos resultados académicos, soube a ANGOP, esta segunda-feira.
Trata-se de uma obra intitulada “Práticas em Educação Especial-Quebra de Paradigmas, Inovação e Resultados” dirigida aos professores.
Este manual guia de pedagogia foi contextualizado de acordo com as preocupações acadêmicas da província do Huambo.
Com o propósito de reduzir as assimetrias pedagógicas, a obra foi elaborada depois da formação 80 docentes via on-line, a partir da República Federativa do Brasil, iniciada em 2023.
Em declarações à imprensa, o director do gabinete da Educação, Mario Rodrigues, disse que o livro foi elaborado, num esforço consentido pelos professores, focados no ensino de crianças com necessidades educativas especiais.
Explicou que a obra é resultado de uma compilação de conteúdos temáticos e a retenção de conhecimentos didacticos de professores experientes na matéria, para melhor instruir os alunos com necessidades educativas especiais.
Precisou que a instituição está engajado na criação de condições nas escolas do ensino geral, para que as crianças tenham uma atenção especial.
Esclareceu que o trabalho pedagógico está centrado no papel do professor e da escola do ensino especial, através da criação de núcleos de apoio à inclusão, visando munir os docentes com ferramentas educativas, para o atendimento normal dos alunos com necessidades especiais.
Numa primeira fase, foram disponibilizadas 250 exemplares da obra compilada e elaborada com cinco capítulos.
A mesma ilustra os procedimentos e técnicas do professor diante dos alunos com casos de síndrome de “down”, cegos, baixa visão, autistas, surdos e outras especialidades, para o fomento efectivo da educação inclusiva na província do Huambo. LT/ALH