Caxito – Um protocolo de cooperação que visa a gestão e assistência às bibliotecas comunitárias criadas na província do Bengo, foi rubricado, nesta sexta-feira, em Caxito, entre o Gabinete Provincial da Educação do Bengo (GPEB) e o Projecto Ler é Crescer (PROLEC).
O documento refere que cabe ao PROLEC incentivar campanhas periódicas de recolha de livros, criar bibliotecas comunitárias e realizar palestras e debates nas comunidades estudantis na província.
Já o Gabinete Provincial da Educação deve criar condições para que o projecto se instale em todas as escolas.
Em declarações à imprensa, o coordenador geral do projecto, Sadrac Evaristo António, disse que os resultados do PROLEC, até o momento, são positivos.
O protocolo com o GPE vai reforçar e fortalecer o desenvolvimento do projecto, disse.
O director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Fernando, informou que no quadro da operacionalização do plano nacional de leitura, o PROLEC está a trabalhar com o governo da província no sentido de dar corpo a um projecto que visa a massificação de bibliotecas escolares denominadas “Bibliotecas comunitárias”.
Criado em 2021, com o envolvimento de 15 jovens voluntários, o PROLEC é uma iniciativa privada que visa criar bibliotecas comunitárias nos seis municípios da província do Bengo.
Neste âmbito, foram criadas de Junho a Dezembro de 2021, nos municípios do Bula Atumba, Nambuangongo e Dembos, três bibliotecas comunitárias, com um total de 2.731 livros .