Moçamedes - O docente universitário Abel Calanja sugeriu, nesta quinta feira, em Moçamedes, a implementação de mais departamentos psicopedagógico, em todas instituições do ensino escolar, de forma a contribuir no acompanhamento de comportamentos desviantes por parte de docentes e discentes.
Ao falar numa palestra sob o tema "valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contracto social para a educação " e dirigida aos gestores escolares, professores, entidades tradicionais e encarregados de educação, salientou que o professor no exercício das suas actividades deve ser visto como exemplar a nova geração e com duplas funções como ensinar e educar.
O também padre ressaltou ainda que a educação é a arma mais poderosa que transforma a humanidade e liberta o homem, dando-lhe instruções e contributo para o seu aperfeiçoamento na sociedade, na vertente intelectual, moral e física.
" Precisamos que tenhamos uma educação virada para os novos tempos em que a educação tenha quadros competentes, actualizados com novos conhecimentos pedagógicos e cientificos, onde os princípios religiosos e morais devem estar patentes ", evocou.
Apontou o uso das novas tecnologias nas salas de informática das escolas como uma necessidade que deve ser encarada, para actualizar os professores nos conteúdos pedagógicos e alfabetização automática.
A referida palestra inseriu-se no programa das comemorações do 22 de Novembro, dia do Educador, a ser assinalado sexta-feira. FH/FA/SEC