Soyo - Os ganhos obtidos no sector da educação nos últimos 49 anos, com a construção de mais infra-estruturas escolares e formação de quadros, foram realçados esta quarta-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, pelo docente Ntiama João.
O académico foi o prelector de um workshop que versou sobre “A educação, antes e depois da Independência Nacional”, inserido no programa das actividades comemorativas do Dia Nacional do Educador, a assinalar-se sexta-feira, 22.
João Ntiama afirmou que, diferente da educação que vigorava na era colonial, o sistema de ensino após a Independência Nacional tornou-se inclusivo e definiu como foco a formação do homem novo, dotado de conhecimentos científicos e técnicos e de uma base moral, cívica e patriótica.
O docente explicou que foi preciso um enorme investimento na formação de quadros, dentro e fora do país, que se encarregaram na reestruturação do sistema nacional de educação e asseguraram o processo de ensino e aprendizagem, nos primeiros anos da independência.
Destacou, igualmente, a batalha empreendida pelo Governo angolano no processo da alfabetização da população, no período após a independência, lembrando que o país herdou um índice de 85% da sua população analfabeta do regime colonial português.
Referiu-se, ainda, à expansão do subsistema de ensino superior em Angola, frisando que o país tinha apenas uma instituição deste nível no país, em 1975, confinada na capital, Luanda.
Quanto às infra-estruturas do ramo, o prelector sublinhou o esforço empreendido, neste domínio, e que culminou com a reabilitação, construção e apetrechamento de milhares de instituições de ensino geral, técnico-profissional e universitário em todo o território nacional.
Falou, ainda, da reforma curricular, frisando que a mesma permite adaptar o sistema nacional de ensino ao actual contexto do país e do mundo, para quem este processo visa a contínua melhoria da qualidade do ensino no país.
Participaram do encontro, que decorreu no anfiteatro da Administração Municipal do Soyo, responsáveis da direcção local da Educação, gestores e docentes de diversas instituições de ensino, entre outros convidados.
O Dia Nacional do Educador em Angola é celebrado em 22 de Novembro, data instituída em 1977 pelo primeiro Presidente do país, António Agostinho Neto, quando abriu a campanha de alfabetização na fábrica Textang II, em Luanda. PMV/JL