Lubango - O presidente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla), Helder Bahu, considerou hoje, no Lubango, que a distinção da categoria de “Melhor Participação de Instituição Pública” na Feira dos Municípios e Cidades de Angola, traduz mais comprometimento com a formação.
Na categoria, o ISCED concorreu com outras três instituições, nomeadamente, o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Instituto Nacional de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e Fundo Activo de Capital de Risco Angolano(FACRA).
À FMCA o ISCED levou a sua história produzida ao longo dos 43 anos desde a sua institucionalização, com realce para sua oferta formativa a nível da licenciatura, mestrado e o primeiro doutoramento em educação no Sul do país, lançado este mês.
Para além da exposição dos diferentes trabalhos de investigação científica desenvolvidos pela instituição e que têm servido de caminho para dar resposta na resolução de alguns problemas candentes que afectam a Huíla em particular e país em geral, a exemplo da Carta Escola e outros.
Em declarações à ANGOP, ao reagir a distinção, Helder Bahu, afirmou que aumenta mais ainda a responsabilidade da instituição a nível da formação de formadores.
Sublinhou que o prémio vem igualmente reflectir todo o trabalho que a instituição tem feito, com destaque para a comissão que foi incansável na montagem das exposições e da interacção com todos aqueles que visitaram o stand do ISCED-Huíla.
Destacou que o segredo para a vitória, foi a espontaneidade em mostrar de facto aquilo que a instituição, fez e tem feito ao longo do tempo e de certa maneira conseguir demonstrar a toda sociedade, aquilo que é a alma do próprio ISCED, desde a sua oferta formativa bastante diferenciada nos últimos tempos.
A Feira decorreu de 10 a 13 do mês em curso, contou com um volume de negócios de 590 toneladas de produtos diversos em exposição, que permitiu arrecadar mil milhões de kwanzas, com a participação de 528 empresas públicas e privadas e recebeu mais de 40 mil visitantes.
O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.
Em 2008 o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola. Foi um procedimento que propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos.
De tal proposta o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passa à plena autonomia, efectivada pelo Decreto-lei n.° 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros.
Hoje conta com cinco mil estudantes distribuídos em 13 cursos de graduação, com realce para integração da graduação em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, cujas aulas são ministradas por cem professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 funcionários técnicos. BP/MS