Cazenga - Sessenta estudantes do sector hoteleiro beneficiaram, quarta-feira, em Luanda, de bolsas de estudo do programa “Bolsas de Lifeby DIAGEO”, num total 40 mil dólares americanos investidos.
Em declarações à imprensa, o director-geral da DIAGEO em Angola, Rui Garcia, disse que a intenção é gratificar cada um dos estagiários com 60 mil kwanzas por mês, durante três meses da formação, e suportar eventuais despesas bem como factor motivacional adicional.
“Este programa está a trabalhar em parceria com o Instituto de Fomento Turístico de Angola– INFOTUR”, informou o responsável à margem do acto de apresentação do referido programa.
Sublinhou que há uma agenda, até 2030, em função das avaliações, vários cursos na integração de estagiários no mundo profissional, daí o apoio e promoção da empregabilidade dos jovens estudantes no mundo do trabalho.
Por seu turno, o chefe de departamento para a Promoção e Marketing do INFOTUR, Gaspar Barreto, disse que o programa apresentado constitui um marco, apelando para a continuidade do projecto para que mais jovens tenham oportunidade numa perspectiva de se alcançar aquilo que são os objectivos do sector do turismo em Angola.
Para si, a falta de formação profissional é uma lacuna fundamental, por ser o pilar para garantir a hospitalidade do turismo no país.
Por isso, segundo ele, é necessário todo o apoio institucional para promover-se e incentivar outras empresas em abraçarem esta iniciativa privada, para um casamento entre o sector público e privado, levando a que mais jovens possam beneficiar deste tipo de formação.
Durante a apresentação, foi assinado um protocolo entre os representantes da DIAGEO com o Instituto de Fomento Turístico de Angola – INFOTUR, Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona – EHR e o Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo n° 2009 "Terra do Ngola".
PLA/ACS/MDS