Saurimo – O governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto reiterou, terça-feira, a aposta do governo local na melhoria da qualidade de ensino, prestado pelas instituições superiores existentes na região, bem como na construção de novas infraestruturas académicas.
Daniel Neto reiterou o facto no acto de lançamento da pedra de construção do campus universitário de Saurimo, tendo referido que o Governo está a trabalhar arduamente na construção de escolas de nível e superior, com vista a proporcionar melhores condições de ensino aos citadinos.
Segundo o governante, com a construção desta infraestrutura evidencia-se a sensibilidade e a preocupação de ver reunidas as condições dignas, para os estudantes e funcionários.
“Com o aumento de mais número de salas de aulas no ensino superior, terão a oportunidade de diversificar os cursos e avaliar a capacidade de obsessão dos nossos estudantes, visto que muitos vão estudar noutras províncias e acabam por não regressar porque lá encontram melhores condições”, afirmou.
Daniel Neto pediu o engajamento de todos na gestão e melhoria da qualidade que se pretende, uma medida que visa alcançar o desenvolvimento socioeconómico da província e do país em geral.
Por sua vez, o Arcebispo da arquidiocese de Saurimo, Dom Manuel Imbamba, afirmou que a construção do Campus Universitário permitirá o aperfeiçoamento da cultura académica da juventude da província e da região Leste, em particular.
Para o sacerdote, a infraestrutura possibilitará o ingresso de mais jovens neste subsistema do ensino superior, uma vez que trará cursos atraentes que concorrem naquilo que são as políticas de desenvolvimento sustentável.
Sugeriu ao Ministério do Ensino Superior apostar em cursos relacionados com as áreas humanísticas e ciências agrárias.
O presidente da associação dos estudantes da universidade Lueji A´nkonde, Graça Mundonbo, corroborou com o Arcebispo Dom Imbamba, no que tange a introdução de cursos humanísticos e agrários, quiçá outros como engenharia de informática, literatura africana e hotelaria e turismo.
Congratulou-se com a infraestrutura que vai confortar a comunidade académica que há muito sonhava com uma instituição deste gabarito na região.
O campus universitário será construído numa área de 12 mil metros quadrados, no bairro Luari, vai albergar 2.350 estudantes nos diferentes cursos, como história, pedagogia, enfermagem, metalurgia, engenharia civil, geografia, administração e gestão e electricidade.
Orçado em 40 milhões de dólares norte-americanos, o projecto é financiado pela Endiama EP.