Benguela - O Camões Instituto de Cooperação de Língua Portuguesa transferiu cento e quarenta mil euros para co-financiar o curso de doutoramento em metodologia de ensino primário em Benguela, soube a ANGOP, esta terça-feira.
Esta declaração foi proferida pelo adido para a cooperação da Embaixada portuguesa em Angola, Miguel Girão de Sousa, durante a cerimónia de outorga de diplomas aos recém formados mestres em metodologia de ensino primário.
A cerimónia foi realizada esta terça-feira, no Instituto Superior de Ciências da Educação em Benguela (ISCED).
O projecto conta com a participação do Governo angolano, através do Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente (PNFGPD), do Camões Instituto de Cooperação de Língua Portuguesa e da Universidade do Minho.
"Estamos na linha da frente para apoiar o primeiro curso de doutoramento que vai ser lançado aqui no ISCED, este ano", frisou.
"Quando cá estivemos, há cerca de um ano, falamos deste projecto. Isto prova que há sonhos que se concretizam, temos é de lutar", comentou.
Segundo Miguel Girão de Sousa, o apoio da cooperação de Portugal, através do Camões Instituto de Cooperação de Língua Portuguesa, pretende adequar a qualificação profissional exigida para o desenvolvimento da docência com o grau de exigência e rigorosidade.
Disse que, de acordo com as necessidades do sistema educativo angolano, a aposta na formação de quadros e no aumento substancial do contingente de professores mais qualificados, é um desafio para o qual Angola sabe que pode contar com as instituições portuguesas, nomeadamente as do ensino superior.
"Torna-se relevante realçar que, nos últimos cinco anos, foram disponibilizados pela cooperação portuguesa cerca de quatro milhões de euros para apoio aos programas, projectos e acções na área de Educação em Angola", afirmou.
Dentre os sectores beneficiados, constam o ensino secundário, o universitário, bolsas de estudo, bem como os encargos com estudantes angolanos que frequentam o ensino superior em Portugal, ao abrigo do regime de acesso a aquele escalão de ensino.
"Este trabalho conjunto para formação superior de professores conta com o apoio de algumas universidades, como por exemplo a do Minho", informou.
O adido assinalou que "a importância do apoio do ISCED em todo esse processo é fruto do reconhecimento do excelente trabalho que culminou com o acolhimento da segunda edição do mestrado de metodologia do ensino primário". TC/CRB