Huambo – A primeira pedra para a construção da escola primária nº 103, com 15 salas de aula, no bairro São João, arredores da cidade do Huambo, foi colocada, este sábado, pelo governador Pereira Alfredo.
Trata-se de um projecto de responsabilidade social das empresas Omatapalo e Dar Angola, com o objectivo de responder à necessidade das crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino/aprendizagem.
Para além das 15 salas de aula, a mesma terá uma sala de informática, biblioteca e quadra polidesportiva.
A infra-estrutura vai substituir a antiga escola, que havia no local, com quatro salas de aula, destruída em 2014, com o objectivo de erguer uma de maior capacidade.
Neste momento, os alunos matriculados na referida instituição de ensino estudam numa escola anexa do mesmo bairro, de sete salas de aula, com mais de quatro mil crianças.
Na ocasião, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, enalteceu a responsabilidade dos parceiros Omatapalo e Dar Angola, pois a comunidade reclamava há anos de uma escola nova.
Ladeado pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, disse que a infra-estrutura escolar será digna para as crianças, para além de permitir com que os professores tenham melhores condições de trabalho, conforme a aposta no ensino do Presidente da República, João Lourenço.
Sem falar do orçamento e do prazo de execução das obras, Pereira Alfredo disse ser um parceiro sério e vai terminar a escola, pois o primeiro passo está dado, que é a colocação da primeira pedra.
Pediu as outras empresas a abraçarem iniciativas do género nas comunidades, repartindo o lucro com a construção de infra-estruturas, para o bem-estar da população.
O município do Huambo possui 194 escolas, com 327 mil alunos matriculados, ensinados por sete mil e 74 professores. ZZN/JSV/ALH