Luanda – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) manifestou, esta segunda-feira, em Luanda, a pretensão de enviar jovens angolanos para formação na República Federativa da Rússia, em regime de bolsa de estudo.
A pretensão foi manifestada ao embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, pelo presidente do CNJ, Isaías Kalunga, durante um encontro que contou com os líderes das associações juvenis.
As partes falaram sobre os programas de formação e ensino e de apoio ao fomento ao empreendedorismo juvenil, entre outros aspectos.
Em declarações à imprensa, o embaixador Vladimir Tararov referiu que possuem projectos específicos para juventude angolana, nos mais diversos domínios.
Referiu que actualmente existem cerca de três mil angolanos em formação na Rússia.
Realçou que 450 estudantes angolanos vão se deslocar, este ano, ao seu país, para prosseguimento da formação.
Revelou que a Embaixada vai solicitar, nos próximos tempos, um aumento do número de bolsas de estudo gratuitas para cidadãos angolanos, em função da procura.
Na ocasião, o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, disse que a pretensão tem como finalidade ajudar, com bolsas de estudo, as famílias desfavorecidas.
Adiantou que possuem aproximadamente 63 mil bolseiros, em todo o país.
Isaías Kalunga aventou a possibilidade de enviar jovens angolanos à Rússia, ainda este ano, para a formação média e superior. SJ/OHA