Chipindo – A administração municipal de Chipindo, na província Huíla, vai integrar, no sistema, 49 professores que actuavam na condição de voluntários, nos últimos três anos, informou o administrador, Ângelo Singue.
Falando num encontro com esses professores não remunerados, no complexo escolar “Fernando Faustino Muteka”, o administrador de Chipindo assegurou estar um curso um processo de certificação desses docentes, para que a breve, mediante concurso público, sejam integrados no sistema.
Destacou a seriedade do processo e esclareceu aos presentes sobre o andamento da integração dos voluntários, que passará por um período de formação de agregação pedagógica.
Ângelo Singue recomendou à direcção municipal da Educação a actualizar a lista, pois pode haver outros professores nessa condição e não podem ser marginalizados.
Com uma população estimada em 87 mil 677 habitantes, o Chipindo, a 456 quilómetros a Norte do Lubango, é o mais distante em relação a capital da província, pelo que vive uma carência crónica de professores, devido as constantes transferências e os voluntários têm sido a tábua de salvação para aliviar a pressão sobre o sistema. MS