Luena – Dezenas de candidatos da província do Moxico ao concurso público no sector da Educação realizaram, esta sexta-feira, no Luena, actos de protestos por alegada exclusão das listas do teste de admissão.
O acto de protesto, constatado pela ANGOP, decorreu no Complexo Escola Camarada Tchifuchi, que obrigou a uma pronta intervenção da Polícia Nacional para a manutenção da ordem e tranquilidade pública.
A cidadã Miclina José disse que preparou-se para realizar o exame de acesso na disciplina de Química, entretanto, na sala de teste foi informada que faria a prova numa outra especialidade, tendo gerado descontentamento.
Já o cidadão José Mafo disse que após o seu nome ter constado nas listas de admissão na disciplina de Língua Portuguesa, no momento da realização da prova foi surpreendido com a exclusão da prova de acesso.
Igual situação relatada pelo candidato Alves da Cunha que almeja concorrer na disciplina de Educação Manual Plástica.
“Cheguei para realizar a prova, infelizmente fui excluído sem qualquer justificação”, lamentou.
Gabinete da Educação minimiza situação
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Valeriano Tchimo, minimizou tais alegações, afirmando que muitos candidatos não possuem os requisitos exigidos para o preenchimento das vagas abertas na região.
Conforme o responsável, as comissões dos concursos na região cumpriram com todas as etapas do concurso, tendo eliminado os candidatos que se inscreveram para as disciplinas, com vagas inexistentes na região.
Quanto aos demais municípios da província, disse que o processo dos exames decorrem com normalidade.
Na província do Moxico, quatro mil e 929 candidatos concorrem para o preenchimento das 357 vagas atribuídas.
A província conta no presente ano lectivo 2023/24, com 334 mil alunos matriculados nos subsistemas de ensino geral, que estão a ser assegurados por seis mil 926 docentes. O sector conta com duas mil e 426 salas de aula.
Dados indicam que a província há um ano carecia de 62 escolas da tipologia (T14), para acolher mais de 77 mil crianças que ficaram fora do sistema de ensino, necessidade que poderá aumentar nos próximos tempos com o processo de actualização dos dados em curso, desenvolvido pelo Gabinete Provincial da Educação. TC/YD