Dundo - As obras do campus universitário do Dundo, na província da Lunda-Norte, que vai albergar as faculdades de Economia e Direito, da Universidade Lueji A’nkonde, termina em Outubro deste ano.
A informação foi prestada esta quarta-feira, no Dundo, pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, no final da sua visita de trabalho à província da Lunda-Norte, sublinhando que a conclusão da empreitada vai triplicar o número de estudantes nas duas faculdades.
Segundo a governante, as obras estão com um grau de execução física na ordem dos 42.50 por cento e até agora o empreiteiro cumpre com os prazos contratuais, o que dá garantias de que a mesma estará concluída em Outubro deste ano.
Apelou aos empreiteiros no sentido de continuarem com a mesma dinâmica, aproveitando a presente época do ano (tempo seco), para que a infra-estrutura esteja à disposição da comunidade acadêmica este ano.
A ANGOP apurou que as estruturas e/ou os edifícios estão todos concluídos, e decorrem trabalhos da cobertura, de electricidade, canalização, combate ao incêndio, tubulação do ar-condicionado, entre outros.
O campus universitário do Dundo, com 74 salas de aula, está a ser construído no distrito urbano do Mussungue, desde 2022, numa área de 19 mil metros quadrados.
Orçado em 50 milhões de dólares norte-americanos, o campus comportará um edifício da reitoria, duas salas para julgamentos simulados, residências para estudantes e docentes, bibliotecas, auditório, áreas administrativas e de lazer, entre outros compartimentos inerentes à actividade académica.
O projecto financiado, pela Endiama EP., vai albergar anualmente mais de três mil alunos nos cursos de Direito e Economia, numa primeira fase.
A ministra prossegue a sua agenda de trabalho no município de Saurimo, província da Lunda-Sul. HD