Dundo - A conclusão das obras do Campus Universitário do Mussungue, na província da Lunda-Norte, em curso desde 2022, está previsto para Abril deste ano, soube hoje, terça-feira, a ANGOP.
A informação foi prestada pelo engenheiro da obra, Rodrigues Soares, quando falava à imprensa sobre o actual estado das obras, sublinhando que a empreitada regista um grau de execução física na ordem dos 94 por cento, faltando apenas a conclusão do auditório e arranjos externos dos principais edifícios.
Assegurou que tudo está a ser feito para que até final de Abril o maior projecto do Ensino Superior, esteja concluído e colocado a disposição da comunidade académica.
Por seu turno, o reitor da Universidade Lueji A'Nkonde, disse que a conclusão do projecto vai aumentar a oferta formativa na região e contribuir na fixação de quadros que por escassez de vagas nas faculdades de Direito, Economia e na Escola Pedagógica, são obrigados a se deslocar noutros pontos do país.
Disse que a infraestrutura vai melhorar as condições de trabalho dos docentes e consequentemente a qualidade de ensino e aprendizagem, acrescentando que a reitoria está a trabalhar com o ministério de tutela para que no futuro sejam acrescentados mais cursos.
O campus universitário do Dundo , com 87 salas de aulas, está a ser construído no município do Mussungue, numa área de 19 mil metros quadrados e vai albergar as faculdades de Direito e de Economia, da Universidade Lueji A'nkonde.
O projecto financiado pela Endiama EP., vai albergar anualmente mais de três mil alunos nos cursos de Direito e Economia, numa primeira fase.
Orçado em 50 milhões de dólares norte-americanos, o campus comportará um edifício da reitoria, duas salas para julgamentos simulados, residências para estudantes e docentes, bibliotecas, auditório, áreas administrativas e de lazer, entre outros compartimentos inerentes à actividade académica.HD