Luanda - O Instituto Nacional de Gestão -de Bolsas de Estudo (INAGBE) anunciou, nesta quinta-feira, em Luanda, que os estudantes angolanos localizados na Argélia regressam ao país no dia 6 de Abril do ano, findo a formação académica e profissional.
Em nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, na qual repudia a manifestação realizada a 28 de Março, o INAGBE avança que a maioria dos estudantes em causa já têm em posse os bilhetes de passagem.
“Os referidos estudantes concluíram a formação em Dezembro de 2020 e não foi possível repatria-los antes do mês de Março pelo facto de as fronteiras daquele país estarem encerradas devido a situação pandémica que assola o mundo”, lê-se na nota.
Sem avançar o número total de estudantes nesta condição, o INAGBE avança ainda que, num encontro com o Corpo Diplomático Angolano e representantes da instituição, foram informados que vão receber o complemento de bolsa referente ao mês de Janeiro na Argélia e os meses de Fevereiro e Março em Angola, devido ao facto de, até ao momento, as transferências referentes aos meses em causa estarem pendentes junto das autoridades financeiras do país.
“Os referidos estudantes tiveram a oportunidade de apresentar as suas inquietações, relativamente ao repatriamento dos mesmos para o país”, lê-se na nota.