Cuito - Os agentes de educação da província do Bié recomendaram hoje, segunda-feira, a inclusão dos escritores locais no Plano Nacional Leitura (Planaleitura), na vertente produção de obras literárias.
Esta recomendação foi apresentada durante o encontro provincial do Bié de auscultação pública da proposta do Planaleitura, uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com as instituições afins, para ser implementado entre 2024-2027.
O referido encontro provincial de auscultação foi realizado na cidade do Cuito, com a participação de coordenadores e professores de língua portuguesa da província, de forma paralela à videoconferência nacional, por conta das dificuldades de ordem ética.
No entender dos mesmos, é imperioso a inclusão das obras locais, a julgar pela sua importância na abordagem e valorização da realidade socio-cultural da região.
Os participantes recomendaram ainda a adopção de medidas que possam garantir a promoção de leituras às pessoas com necessidades educativas especiais e a produção, em grande escala, dos livros escolares, de modo a garantir a sustentabilidade do projecto.
Consta ainda entre as recomendações o alargamento do prazo de execução do Planaleitura, para além dos três anos, e a preparação de quadros para a sua implementação.
Os mesmos, que esperam que as contribuições apresentadas se reflictam no documento final do projecto, advogaram, igualmente, a delimitação de províncias e municípios a serem contemplados numa primeira fase, para que, depois de uma análise aprofundada, seja estendido, de forma gradual, para outras localidades.
Ao tomar a palavra, o director do Gabinete Provincial da Educação do Bié, Amado Leonardo André, assegurou que as contribuições apresentadas serão levadas em consideração para o enriquecimento do projecto.
O responsável disse que o projecto reveste-se de capital importância no processo da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, que tem a leitura e a escrita como base fundamental.
Entre os objectivos do Planaleitura apontou a universalização do acesso à prática à leitura, a sua valorização institucional e incremento do seu simbolismo.
O processo de auscultação do programa, a ser executado sob o lema “Mais leitura, mais cidadania e mais sustentabilidade ", iniciou no passado dia 9 de Abril, na sequência de recomendações da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros.
De acordo com o cronograma, as consultas públicas encerram no próximo dia 25 e daí serão desenvolvidas outras fases do projecto, que prevê, entre outras acções, para a sua exequibilidade, a infra-estruturação das instituições escolares e a capacitação de mediadores de leitura. VKY/PLB