Chitembo - O sector da educação no Bié leva a cabo este ano um programa denominado "Família sem analfabetismo", com objectivos de reduzir o mais rápido possível o número de analfabetos em toda a extensão da província.
A informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial da Educação no Bié, Amado Leonardo André, durante o acto que marcou as celebrações do Dia do Educador, que hoje, 22 de Novembro, se assinala, decorrido no município do Chitembo.
O responsável entende que o educador é todo aquele que se preocupa com a formação do homem novo, em que, para além dos professores, a comunidade também é chamada a abraçar esta mais bela missão de educar.
Disse ser neste seguimento que o sector pretende aumentar o raio de acção deste projecto, com o envolvimento da comunidade, fazendo com que cada membro de uma família que saiba ler e escrever ensina o seu parente.
Neste ano lectivo, a nível desta província, estão matriculados, à luz do Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT), mais de 17 mil e 600 jovens e adultos, sendo que nove mil e 600 são mulheres, em mais de 300 turmas existentes.
O objectivo do governo local é implementar acima de 500 turmas e igual número de facilitadores, nos nove municípios, com vista a abranger maior cifra de alfabetizandos.
Sob o lema “ Valorizar as vozes dos professores rumo a um novo contrato social parar a Educação”, Amado Leonardo André sublinhou que a data deve despertar em todos a responsabilidade com a alfabetização de cada angolano, isto trilhando os ideias de Neto.
O director falou ainda da necessidade de se valorizar, cada vez, o professor, com uma remuneração justa e a possibilidade do mesmo de superar profissionalmente.
Ainda assim, reconheceu os esforços do governo no sector da educação, com a construção e reabilitação de escolas e a admissão de novos agentes.
Como exemplo, informou que de 2022 a presente data foram construídas 35 escolas, com 286 salas de aulas.
Foram ainda admitidos mil 719 novos professores.
Actualmente, a província controla 16.689 professores, para um universo de 516 mil e 491 alunos matriculados no presente ano lectivo 2024/2025.
Por sua vez, o administrador municipal do Chitembo, Alexandre José Celestino, sublinhou que actualmente a quantidade de quadros capacitados para a formação das novas gerações nesta localidade é inquestionável.
Informou que este município dispõe de mais de 200 professores licenciados, dos cerca de mil e 40 professores que atendem perto de 39 mil alunos, distribuídos nos mais diversos níveis de ensino geral.
Quanto à alfabetização, o município do Chitembo controla 34 alfabetizadores ao serviço de mais de mil alfabetizandos.
Na mensagem dos alunos, apesar de reconhecerem os esforços do governo no sector da Educação, solicitaram mais escolas, para permitir que todas as crianças possam estudar em boas condições.
Pediram ainda aos encarregados de educação para não permitirem que mais crianças deixam a escola por causa do trabalho infantil. LB/PLB