Caxito – A acção do professor requer uma atenção especial e um maior investimento para se continuar a construir uma carreira docente mais atractiva e valorizada, considerou, esta segunda-feira, na província do Bengo, o secretário de Estado da Educação para o Ensino Secundário, Gildo Matias José.
O governante, que falava no acto central do Dia Nacional do Educador, referiu que estas acções devem ser complementadas com o aumento de infra-estruturas escolares, para que haja uma aprendizagem de qualidade em Angola.
O responsável destacou as acções desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MED), no âmbito da formação contínua dos professores.
Enalteceu o contributo dos profissionais da educação e dos seus parceiros no combate à pandemia da Covid-19 no país, sublinhando que, neste período, os docentes reforçaram os laços de cooperação entre a escola e famílias, por via de ensino intermediário e aperfeiçoaram as formas inovadoras de organização do processo de ensino e aprendizagem.
Já a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, lembrou que o governo assumiu o compromisso de continuar a apoiar de forma sistemática várias iniciativas do sector, visando melhorar as acções educativas na província e replicar localmente experiências de sucesso que melhor se adaptem à realidade.
“O alcance dos nobres objectivos da educação exige de todos a capacidade de inovar e buscar soluções concretas para superar os inúmeros desafios que o sector enfrenta”, ressaltou.
Para tal, disse, uma contribuição especial é esperada de todos os agentes educativos, desde gestores escolares, professores, investigadores e encarregados de educação.
Sob o lema “Os professores no centro da recuperação da educação”, o acto foi antecedido de uma marcha e culminou com a entrega de certificados de mérito aos docentes e gestores escolares que se destacaram no último ano lectivo.