Caxito – A cidade de Caxito, província do Bengo, vai acolher, de 19 a 20 deste mês, o primeiro Fórum Provincial sobre Educação, com o objectivo de discutir os problemas do sector e encontrar plataformas que permitam identificar os pontos de estrangulamento da acção educativa.
Segundo uma nota chegada à Angop, no fórum serão realizadas mesas redondas sobre “Os estrangulamentos e constrangimentos da reforma educativa no país”, “A avaliação da qualidade de ensino no país” e “O ensino primário como ponto de partida para a qualidade de ensino na província do Bengo”.
Sob o lema “Bengo, por um ensino de qualidade, promovamos as competências e o bem-estar”, os participantes vão igualmente abordar o impacto do alargamento gradual da obrigatoriedade da iniciação do 1º ciclo do ensino secundário, nos termos da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Serão prelectores o presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Guilherme Silva, o director do Instituto Nacional de Formação de Quadros, Isaac Paxi, e o chefe do departamento de intercâmbio do INFOQ, Chocolate Brás.