Luena – Três escolas do I ciclo do Ensino Secundário vão ser construídas na província do Moxico, no âmbito da implementação do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), com o financiamento do Banco Mundial (BM).
Conforme uma nota a que a ANGOP teve acesso, esta quinta-feira, as referidas infra-estruturas com 12 salas de aula cada serão edificadas nos bairros social da Juventude (município do Moxico) Central (vila de Camanongue) e Nova Urbanização no município fronteiriço do Luau.
A construção das infra-estruturas, que poderá albergar três mil e 240 alunos, encontra-se em fase de concurso promovido pelo Ministério da Educação, aberto a qualquer concorrente elegível.
O projecto vai contribuir para a redução da taxa de 77 mil pessoas com idade escolar que ficaram fora do sistema de ensino e aprendizagem no presente ano lectivo (2023-24).
A província conta com duas mil e 426 salas de aula e carece de 62 escolas da tipologia (T14).
No corrente ano lectivo matriculou 334 mil alunos no subsistema de ensino geral.
O Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos, criado em 2013, visa contribuir para a melhoria sustentável da qualidade da educação e do ensino angolano, para o fortalecimento do sistema educativo.
Com um orçamento de 250 milhões de dólares americanos, para os próximos cinco anos, o PAT II prevê integrar acções que resultarão no empoderamento de raparigas e adolescentes.
Dados do Ministério da Educação (MED) apontam que desde 2017 foram construídos mais de 650 novos estabelecimentos de educação e ensino, e 150 foram reabilitadas em todo país, por via da implementação do PAT, permitindo o acesso de mais de 1.2 milhões de novos alunos. LTY/TC/YD