Luanda – Cento cinquenta milhões de dólares serão disponibilizados pelo Banco Mundial, para a primeira fase do projecto de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (TEST), soube hoje, quinta-feira, à ANGOP.
O projecto tem como finalidade melhorar e expandir a formação de professores em Angola, bem como a qualidade dos programas em áreas estratégicas prioritárias.
A primeira fase de investimentos beneficiará mais de 150 mil jovens angolanos.
Segundo o chefe do Secretariado-Geral do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ndilu Mankenda Nkula, o programa alinha-se com o lançamento do Livro Branco de Ensino Superior e marca um investimento plurianual substancial no ensino em Angola, particularmente na ciência, tecnologia e inovação.
O programa tem como objectivo aumentar o número de licenciados altamente qualificados, com competências alinhadas com o mercado de trabalho em áreas estratégicas prioritárias.
A propósito, a economista sénior do Banco Mundial para Angola, Natasha Andrade, aventou que nos próximos dez anos, a expansão e melhoria na formação de professores acabarão por chegar a 3,2 milhões de estudantes angolanos.
O TEST é um programa de 10 anos que adopta uma abordagem programática multifásica (MPA), com três fases propostas, num valor total de 550 milhões de dólares. MGM/OHA