Matala - Uma escola de 12 salas de aula para albergar mais de mil e 80 alunos do ensino primário, foi inaugurada hoje, terça-feira, pelo ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, no bairro Comandante Cowboy, no município da Matala, na Huíla.
A infra-estrutura foi construída no Âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tem acoplado um campo polivalente e vai servir mais de 36 mil habitantes do bairro.
Nas mensagens, os alunos, pais e encarregados de educação, se comprometeram cuidar da infra-estrutura para que possam durar mais tempo e servir para as próximas gerações, num bairro conta com sete escolas precárias construídas por igrejas e a comunidades.
Ao falar à margem da inauguração, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, informou que o governo tem em carteira, para o mesmo bairro, a reabilitação da antiga escola construída com material local e a construção de outras, tendo em conta o número de habitantes.
O município da Matala, a 180 quilómetros a Leste do Lubango, conta actualmente com 110 escolas e tem matriculado neste ano lectivo mais de 73 mil alunos distribuídos pelas suas quatro comunas, nomeadamente, Matala, Micosse, Capelongo e Mulondo. MS