Luanda - A ministra da Educação, Luisa Grilo, considerou hoje, nesta cidade, que, doravante, os professores passarão a beneficiar de formações contínuas e a manterem encontros de trabalho num espaço com melhores condições, após reabilitação do Auditório do Alda Lara.
O anfiteatro foi reiinaugurado nesta sexta-feira, pela referida governante, em homenagem ao antigo e falecido professor Adão do Nascimento, nascido justamente no Dia do Educador (22 de Novembro), visando igualmente promover actualizações em serviço numa sala com dignidade.
"É uma oportunidade para o Ministério da Educação estar mais próximo da formação contínua dos professores e realizar encontros com maior frequência e em melhor condições, por ser climatizada, insonorizada e com cadeiras confortáveis", referiu Luisa Grilo.
Sobre o homenageado a título póstumo, a ministra descreveu-o como um homem da Educação e que contribuiu bastante para o desenvolvimento do sector, pelo que se trata de uma iniciativa feliz do Instituto de Formação de Quadros, onde também director. "Portanto é reconfortante honrar quem fez pelo país", destacou.
Adão Gaspar Ferreira do Nascimento morreu a 13 de Dezembro de 2018, em Maputo (Moçambique). Nasceu a 22 de Novembro de 1958 e foi ministro do Ensino Superior, de 2012 a 2017, tendo sido antes secretário de Estado e vice-ministro do mesmo Departamento Ministerial.
Era doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Quebeque, em Montreal, no Canadá. Foi também mestre em Ciências Pedagógicas, pelo Instituto Pedagógico Estatal Hertzen, de Leninegrado, na ex-União Soviética. Trabalhou, de igual modo, como professor coordenador do Ensino de Base e docente da UAN.
MDS