Talatona – Com a finalidade de promover um espaço de reflexão e troca de experiências, duzentos auditores provenientes das forças de defesa e segurança e da sociedade civil, participam desde hoje, segunda-feira, em Luanda, no segundo curso de defesa nacional e segurança pública .
Durante o acto de abertura, o director do Instituto de Defesa Nacional, vice-almirante António Miranda, referiu que a experiência nacional e internacional tem demonstrado quão importante são a segurança pública e a defesa para a segurança dos Estados.
Segundo o vice-almirante, todos os países que subestimaram esta realidade tiveram de pagar um preço excessivamente elevado.
É na base desta constatação, de acordo com o vice-almirante António Miranda, que o Instituto de Defesa Nacional (IDN) e o Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC) “General Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem” realizam esta formação.
Por seu turno, o director do ISCPC, comissário Andrewong Victor de Andrade Inaculo, referiu que a instituição que dirige e o IDN têm desenvolvido nos últimos anos várias acções formativas e informativas, com o propósito de consciencializar a sociedade em geral, sobre as grandes responsabilidades e a importância que o sector da defesa e segurança representam para o desenvolvimento do país.
O segundo Curso de Defesa Nacional e Segurança Pública, que decorre até o dia 16 do corrente mês, é uma acção de capacitação e sensibilização de curta duração dirigida aos quadros superiores (civis e militares) das distintas áreas de actividade e membros da sociedade civil, em geral.