Luanda – A matemática, enquanto ciência exacta, pode ser compreendida, até mesmo as ideias profundas, por todos, desde que ensinada por professores qualificados e de forma interactiva.
A opinião foi expressa pela professora doutora de Matemática, Maria Natividade, em declarações, nesta quarta-feira, à ANGOP, no quadro do Dia Internacional da Matemática, celebrado a 14 de Março.
Disse que a maneira de tornar o ensino da disciplina mais interactivo é com professores de nível de base bem formados para leccionarem a cadeira.
Desafiou os professores da disciplina a ser investigadores, principalmente os do ensino superior, de forma a trazer outras valências ao processo de ensino e aprendizagem.
A também embaixadora do Dia Internacional da Matemática em Angola, fez saber que o país conta com apenas três mestres em matemática e dois doutores.
Apesar de ser uma disciplina que faz parte de quase todos os níveis de escolaridade e cursos, a matemática foi “temida” por grande parte dos alunos, o que preocupa professores e especialistas.
Especialistas lembram que disciplina está em tudo, pois interpretar problemas e desenvolver raciocínio lógico são questões fundamentais para ter um bom desempenho em qualquer área do saber.
O dia 14 de Março foi proclamado pela Unesco, com o objectivo de transmitir aos jovens o gosto pela matemática, passando a mensagem de que ela está em todo lado é útil e bela.