Luena – Um programa de formação de profissionais de educação física, que visa dinamizar a prática desportiva e de exercício físico nas comunidades, denominado “Plano Desporto”, será implementado no país, nos próximos dias, pelo Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD).
O programa vai incentivar as pessoas a prática do exercício físico para descartar ou evitar doenças preveníveis, segundo anunciou, esta quarta-feira, no Luena, a representante do MINJUD, Fernanda Menezes, à margem do IV encontro nacional dos Professores de Educação Física de Angola (APETA),
Fernanda Menezes, também ela renomada professora de educação física, respondeu a um repto lançado pela Associação dos Professores de Educação Física de Angola (APETA), que defende adoção de um estilo de vida baseado em actividades físicas por parte da população para ajudar a prevenir doenças como a obesidade e a diabetes.
Ao falar no final do IV encontro nacional dos Professores de Educação Física de Angola (APETA), que aconteceu durante três dias no Luena, o responsável dessa agremiação profissional, Domingos Torres, disse que o sedentarismo representa um "grande perigo" para a saúde humana a nível do Mundo, porquanto aumenta o peso corporal e eleva o colesterol.
A seu ver, é necessário que o Ministério da Juventude e Desportos melhore os programas de actividade física para a sociedade, dado o facto de as tecnologias ocuparem mais as pessoas nas casas, meios de transportes e outros locais de confortos social e económico, furtando-se das actividades física normal.
Sugeriu ao Ministério da Educação a melhorar os programas da disciplina de educação física, com vista a se ter a qualidade desejada no ensino.
O encontro teve a duração de três dias e abordou "A educação física de qualidade", "Didática de ensino da educação física", "O papel do profissional da educação física na sociedade", "A actividade física e o empreendedorismo" e "Educação física para todos".
O evento decorreu sob lema "Pela melhoria da competência, do rigor e excelência nas aulas de educação física", e contou com a participação de mais de 90 professores de educação física de 12 das 18 províncias do país.
A Associação dos Professores de Educação Física de Angola (APEFA) existe desde 2022 e controla mais de 200 membros. LTY//YD