Huambo - Um protocolo para o curso de mestrado em Agronomia e Recursos Naturais, foi assinado, esta segunda-feira, entre a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos e Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.
A parceira, que inclui o Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIAA), visa formar, a partir de Novembro próximo, 40 mestres nesta especialidade, durante dois anos.
Constam do plano curricular do curso, a ser ministrado por 40 professores, sendo 20 angolanos e igual número do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, temáticas sobre o “Melhoramento Genético”, “Solos e Climas” e “Analises de Sistemas e Produção”.
Ao intervir no acto, o director-geral do Instituto de Investigação Agronómica de Angola, João Ferreira Neto, informou que o mestrado surge na perspectiva de ajudar a resolver os problemas da província do Huambo e do país, em geral, fundamentalmente, nas áreas de melhoramento das plantas, dos solos e dos estudos ligados aos sistemas de produção.
Informou que o país tem um grande défice nestas áreas, sobretudo, no domínio da produção de sementes, uma situação que afecta o sector produtivo nacional, apesar da aposta da mecanização agrícola.
Por sua vez, o presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, António Guerreiro de Brito, destacou a importância do protocolo no reforço das relações institucionais, quer na vertente de ensino, quer na vertente da investigação agronómica, com foco no desenvolvimento sustentável de Angola.
Espera que a cooperação se mantenha e se aprofunde, ao longo dos anos, para a realização de mais edições de mestrados, na perspectiva do desenvolvimento do sector produtivo.
Ao intervir no acto, a reitora da Universidade José Eduardo dos Santos, Virgínia Quartin, disse que a principal razão da assinatura do protocolo com a congénere de Lisboa (Portugal) visa garantir uma formação de excelência no sector agro-pecuário, que se reputa tão importante para Angola e para o mundo, em geral.
Disse tratar-se de terceira edição do curso de mestrado na Faculdade de Ciências Agrárias, com objectivo de dotar os quadros nacionais de conhecimentos práticos sobre o sistema agrícola do país. MLV/ALH