Malanje- Dois mil milhões 621 milhões 973 mil kwanzas é o montante a ser empregue no apetrechamento do Instituto Politécnico de Gestão, localizado no bairro Catepa, com vista a sua entrada em funcionamento no ano lectivo 2024/2025.
O estabelecimento público compreende 20 salas de aula, refeitório, ginásio, residência do director-geral, área de internato com capacidade para 192 alunos e cinco laboratórios (dois de informática, um de multimédia e igual número de construção civil e de energia e instalações eléctricas).
Os valores, aprovados em Despacho Presidencial nº.137/24, de 20 de Junho, visam equipar o empreendimento escolar, cuja execução física terminou em 2022, e garantir a implementação das políticas educativas gizadas pelo Executivo, com destaque para elevação da cobertura escolar.
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, pontualizando que as empresas que concorrem para a execução do apetrechamento estão a fazer um levantamento das dimensões dos compartimentos e, num período de três semanas, o Ministério de tutela validará a melhor proposta para se iniciar os trabalhos.
Explicou que o instituto vai arrancar com os cursos de Energia e Instalações Eléctricas e Construção Civil, actualmente leccionados no Instituto Médio Agrário de Malanje (IMAM) onde serão descontinuados.
Adiantou que, posteriormente, poderão ser abertos os cursos de Mecânica, Informática, Economia, Soldadura e outros, em função das necessidades locais. ACC/PBC