Luena – A Associação dos Professores de Educação Física em Angola (APEFA) pretende formar, em 2025, os professores sem formação média e superior de educação física, sobretudo nas escolas primárias de todo país.
A intenção foi manifestada hoje, quinta-feira, pelo presidente da APEFA, Virgílio Cardoso, no encerramento do IV encontro nacional dos profissionais daquela associação, que decorreu de 20 a 22 do mês corrente na Casa da Cultura do Luena.
O presidente da APEFA afirmou que a formação de professores vai atribuir-lhes competências técnicas e teóricas para o melhor desempenho das funções.
“Vamos combater a prática de forma pedagógica, pois muito deles já leccionam a disciplina há muito tempo”, frisou o presidente, alertando que, sobretudo no trabalho com as crianças, representa um perigo enorme no que toca a saúde do aluno.
Virgílio Cardoso defendeu a criação de escola de formação de professores de educação física, em todo o país, principalmente no leste de Angola.
O evento contou com a participação de mais de 90 professores de educação física de 12 das 18 províncias do país, e esteve norteado ao lema "Pela melhoria da competência, do rigor e excelência nas aulas de educação física", durante os três dias de duração.
Os participantes escolheram a província de Cabinda, como o local do V encontro nacional, em 2025.
A Associação dos Professores de Educação Física de Angola (APEFA) existe desde 2022 e controla mais de 400 membros. LTY/YD