Huambo – Uma escola do I ciclo foi aberta, esta quinta-feira, na localidade do Dango, periferia da cidade do Huambo, para albergar, em 12 salas de aula, mil e 80 alunos, que estudavam em condições precárias.
A obra, orçada em 747 mil dólares norte-americanos, no quadro da responsabilidade social da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustível ANPG), Azule Energy e parceiros do Bloco 18 (Sinopec e Sonangol), foi inaugurada pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika,
A infra-estrutura, baptizada com nome de “Complexo Escolar nº 289 Abias Costa - Dango”, em homenagem a um dos mais destacados professores da localidade, dispõe, também, salas administrativas, campo polivalente e outros compartimentos indispensáveis para o funcionamento da instituição de ensino.
A mesma é parte de uma iniciativa focada na promoção do acesso à educação, contribuição para a melhoria da qualidade de ensino, por via do fornecimento de infra-estruturas escolares condignas e, fundamentalmente, a redução do índice de analfabetismo e abandono escolar na província do Huambo.
Na ocasião, o director do gabinete de Relações Governamentais e Externas da Azule Energy, Hélder Silva, disse que a infra-estrutura resultou do engajamento e da grande corporação com a Administração do município do Huambo.
Referiu que o Plano Nacional de Desenvolvimento, para o período 2023 -2027, aponta como objectivo a promoção e massificação do acesso a todos os níveis do ensino, com a inclusão da oferta de estabelecimentos de ensino, tal como a escola ora entregue ao Governo local.
Hélder Silva sublinhou que o novo empreendimento, devidamente apetrechado, será para muitos a segunda casa, família e escola, por se configurar como um território de conforto, aprendizagem e felicidade.
Por esta razão, apelou aos gestores, professores, encarregados de educação e alunos a se empenharem na preservação da escola, para que seja sempre um espaço com um ambiente próprio para a formação e aprendizagem de cidadãos exemplares.
Por sua vez, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, agradeceu a ANPG, Azule Energy e parceiros do Bloco 18 na construção da infra-estrutura escolar, que vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem de várias crianças da localidade do Dango e não só.
“Agradecemos em nome de toda a população do Huambo a entrega deste empreendimento de ensino, pois quem abre uma escola fecha uma cadeia (…)”, rematou a governante.
Para além das intervenções da ANGP e do Bloco 18, foram lidas mensagens de agradecimento do administrador do município do Huambo, da família do homenageado, da comissão de pais e encarregados de educação e dos alunos.
Sobre o homenageado
De 80 anos de idade, o professor Abias Costas, licenciado em Direito, ingressou nos quadros da educação em 1973, como docente, tendo prestado um contributo notável ao processo de ensino/aprendizagem de centenas de cidadãos nacionais, tanto na época colonial, como no período pós-independência.
Hoje reformado, o professor Abias Costas desempenhou, entre outras funções, a de director do então Instituto Médio Normal de Educação (IMNE – Ferraz Bomboco) actualmente, Magistério Primário. ALH