Ano lectivo 2024/2025: Responsável descarta interrupção no período do censo

     Educação              
  • Luanda • Sexta, 30 Agosto de 2024 | 21h18
Secretário de Estado do Ensino Primário, Pacheco Francisco
Secretário de Estado do Ensino Primário, Pacheco Francisco
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Luanda – O secretário de Estado para a Educação Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, descartou, esta sexta-feira, a possibilidade da interrupção das aulas do ensino geral, durante o Censo Populacional, com início em Setembro próximo.

Ao intervir na 27ª Sessão Temática sobre os “Desafios do Ano Escolar 2024/2025”, o secretário disse que os professores que se encontram a prestar serviço no Instituto Nacional de Estatística (INE) serão substituídos, temporariamente, por professores estagiários.

Neste contexto, apelou aos professores a começar os trabalhos nos primeiros dias da semana do início das aulas, no sentido de não alterarem o cronograma trimestral de 16 semanas.

No que toca aos desafios, Pacheco Francisco revelou que o Ministério da Educação pretende assegurar a orçamentação das escolas do ensino primário e secundário, para o próximo ano lectivo.

Conforme o responsável, consta para o ano lectivo 2024/2025, a implementação do Plano de Melhoria da Aprendizagem, para mudar o actual quadro, sendo executado em cinco eixos, nomeadamente, a expansão da rede escolar e acesso ao ensino primário.

Inclui também a melhoria da qualidade de ensino, aumento da relação escola e as comunidades, reforço de competências dos gestores escolares e modernização do sistema de ensino, assim como a transformação e aumento da literacia digital.

O dirigente referiu-se ainda ao Projecto Todos Unidos pela Primeira Infância, uma modalidade alternativa não institucional para mitigar o atendimento da primeira infância.

O referido projecto aguarda a criação de condições para a construção de creches e jardins nos municípios, uma competência exclusiva das administrações locais.

O secretário fez uma abordagem sobre os principais desafios da educação em Angola, facto que reflecte uma das grandes prioridades do Executivo angolano, assente no aumento de infra-estruturas, competências dos profissionais e o número de crianças no sistema de ensino.  

O responsável avançou que, no presente ano lectivo, será implementado o novo modelo de docência na 5ª e 6ª classes (monodocência coadjuvada).

O mesmo modelo vai contar, de modo experimental, com 144 turmas a nível das 18 províncias, com um total de 388 professores que estão em regime de formação.

A Sessão Temática é orientada pelo secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas.

O programa Comunicar por Angola é um projecto do executivo com a chancela do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

As instituições do governo são convidadas a apresentar os seus programas de desenvolvimento e objectivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023 – 2027). ANM/OHA



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