Dundo - O primeiro dia de aulas no município de Chitato, capital da província da Lunda-Norte, está a ser marcado com ausência de alunos nas escolas.
A ANGOP fez uma ronda em algumas escolas e constatou , até 11h00, apenas a presença de professores que aguardavam nas salas a chegada dos alunos.
Em algumas escolas, sobretudo do primeiro e segundo ciclos, os alunos, sem o uniforme, apareceram apenas para certificar os seus nomes na lista ou se houve alteração, bem como tirar o horário escolar.
Nas escolas do ensino primário, registou-se , até a altura da reportagem da ANGOP, apenas a presença de alguns pais e encarregados de educação que interagiam com os professores.
Sobre este cenário, o director do Gabinete Provincial da Educação, Ricardo Kawica, lamentou o facto e apelou os pais e incentivarem os filhos a se fazerem presentes nas escolas , com vista a não atrapalhar o plano curricular.
Para o presente ano lectivo, a Lunda-Norte conta com um corpo docente de 5 mil e 929 agentes de educação, sendo 5.501 professores, bem como 208 escolas para 223 mil e 273 alunos matriculados.
Em comparação com ano lectivo 2023/24, houve um aumento de 59.448 alunos. A província tem uma necessidade de 96 novas escolas para atender a demanda. HD