Ano lectivo 2024/2025: Mais de 5 mil professores para 239.059 alunos na Lunda-Sul

     Educação              
  • Lunda Sul • Sexta, 30 Agosto de 2024 | 15h21
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Professor e alunos em sala de aula (Arquivo)
Professor e alunos em sala de aula (Arquivo)
Pedro Parente
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Daniel Neto, governador da Lunda-Sul, (ao centro) na abertura do ano lectivo 2024/2025
Daniel Neto, governador da Lunda-Sul, (ao centro) na abertura do ano lectivo 2024/2025
João Wassamba-ANGOP
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Participantes à abertura do ano lectivo 2024/2025 na província da Lunda Sul
Participantes à abertura do ano lectivo 2024/2025 na província da Lunda Sul
João Wassamba-ANGOP

Saurimo - Cinco e 39 professores vão formar 239.059 alunos matriculados em todos os subsistemas de ensino durante o ano lectivo 2024/2025, na província da Lunda-Sul.

Dos 239 mil e 59 alunos, 142.830 são do ensino primário, iniciação (31.407), magistério (3.132), ensino técnico profissional (12.150), liceu (4.455), primeiro ciclo (27.270). Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram matriculados um total de 17.815 alunos.

Para o ano lectivo, aberto hoje, sexta-feira, em todo país, a província da Lunda-Sul tem disponíveis um total de 185 escolas, num universo de mil e 970 salas de aulas distribuídas nos quatro municípios (Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo). 

No acto de abertura do ano lectivo, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, reiterou o compromisso do governo local em continuar a investir na construção de novas escolas, sobretudo no interior da província, para evitar que crianças com idade escolar fiquem fora do sistema normal de ensino, por escassez de instituições escolares. 

Apelou aos professores no sentido de apostarem na superação académica e na investigação científica, com vista a melhoria da qualidade de ensino. 

Pediu maior vigilância nas comunidades, sobretudo das autoridades tradicionais e líderes comunitários, com vista o combate à vandalização das escolas.

Por seu turno, o director do Gabinete provincial da Educação, Perfeito Candondolo, fez saber que a província tem mais de 10 mil crianças fora do sistema de ensino e, para enquadrá-las, são necessárias mil e 247 salas de aulas e três mil e 688 professores. JW/HD 





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