Luanda - Mais de mil novas escolas entraram em funcionamento no ano lectivo 2023/2024, elevando para cerca de 13 mil o total de escolas no país, informou esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.
Ao dirigir a Mensagem sobre o Estado da Nação, por ocasião da Sessão Solene de Abertura do Ano Parlamentar 2023-2024 da V Legislatura, o Chefe de Estado disse que estas escolas atendem uma população estudantil de cerca de nove milhões de alunos, nos níveis pré-escolar, primário e secundário.
João Lourenço informou que o número de professores tem crescido de modo regular e exponencial, existindo, neste momento, 206.519 professores, fruto dos processos de admissão que têm ocorrido nos últimos anos.
“Precisamos de aumentar a oferta de equipamentos escolares, de professores e demais agentes da educação”, realçou o estadista.
Reiterou que decorre, neste momento, um concurso público para a admissão de mais 8.653 professores, para os ensinos primário e secundário, lugares que serão preenchidos por jovens angolanos ávidos em dar o seu contributo para o crescimento do país.
Por outro lado, o Estadista afirmou que, para o presente ano lectivo, estão em distribuição gratuita, em todas as províncias, 1.381.744 manuais escolares para as crianças.
“Estamos cientes de que só com mais salas de aulas e mais professores será possível diminuir o número de crianças que ainda se encontra fora do sistema de ensino ou a estudar em condições pouco adequadas. Por isso, estão em construção e em reparação centenas de outras escolas, em praticamente todos os municípios do país”, acrescentou.
João Lourenço considerou importante melhorar a qualidade do ensino, para que haja quadros capazes de promover o desenvolvimento que se ambiciona para Angola.
Segundo o Presidente da República, está-se a trabalhar para reorganizar as escolas e dotar os seus gestores de conhecimento necessário ao normal cumprimento das suas obrigações.
“Continuaremos a trabalhar para que as nossas escolas sejam um espaço de gestão participativa, salvaguardando o papel e a responsabilidade das famílias e da comunidade, para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem”, salientou.
Qualidade do ensino em Angola
O Presidente João Lourenço disse que, para a melhoria da qualidade da educação, estão em curso o programa de transformação curricular 2023–2027, os processos de implementação do novo modelo de gestão da docência na 5ª e 6ª classes, de implementação dos guias estruturados dos professores do ensino primário e de concessão e implementação do Sistema Nacional de Avaliação para as Aprendizagens e Garantia de Qualidade.
Informou ainda que, nas mais de 8 mil escolas do ensino primário, será implementado o Plano Nacional de Leitura, prevendo-se beneficiar mais de 5,5 milhões de crianças. LIN/OHA/ADR