Luanda – Mestrandos e doutorandos da Universidade Católica de Angola vão poder participar de projectos de investigação científica com estudantes da Universidade Checa de Ciências da Vida de Praga, no quadro da assinatura de um Memorando de Entendimento entre as duas instituições de ensino superior.
O acordo prevê ainda a troca de estudantes entre ambas instituições, de acordo com informação publicada na página do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) a que teve acesso ANGOP.
A decisão foi tomada depois de um encontro realizado, esta terça-feira, entre uma delegação angolana liderado pelo titular da pasta do MEP, Mário Caetano João e o decano da Faculdade de Economia e Gestão daquela universidade Checa.
Durante o encontro, as partes abordaram a possibilidade de se apoiarem mais as faculdades de ciências agrárias das universidades públicas do país, um assunto colocado à mesa.
Para Mário Caetano João, a Universidade checa foi identificada como potencial parceiro para Angola, pelo facto de actuar já em alguns países em África e por se cadastrar no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Já o secretário de Estado para a Agricultura, João Cunha, considera a parceria como uma janela de oportunidades que pode voltar a abrir na formação de quadros angolanos para reforçar o sector e a cooperação entre os dois países.
Ressaltou, igualmente, a implicação do conhecimento e tecnologia a serem dados pela República Checa que vão ajudar Angola a concretizar a pretensão de se aumentar de cinco milhões para sete milhões de hectares explorados, dos 55 milhões de terra arável disponíveis.
Participaram similarmente dessa reunião os secretários de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, da Agricultura e Pecuária, João Cunha, e do Comércio, Amadeu Nunes.CCPM/NE