Lubango - O professor do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED), Nelson Tchingui Jamba, concluiu, este mês, o doutoramento em matemática, na especialidade de Estatística, obtendo a classificação de “aprovado com distinção e louvor”, na Universidade de Évora, em Portugal.
Com a tese intitulada “Modelos Mistos de Crescimento Individual em Ambiente Aleatório”, Jamba recebeu reconhecimento unânime do corpo de júri, que lhe atribuiu a classificação de “aprovado com distinção e louvor”, num programa doutoral de quatro anos.
Nelson Jamba tem vindo a destacar-se na Comunidade de Matemática com a sua produção científica, sendo reconhecido pelos principais investigadores na área da estatística, facto que resultou na sua premiação pela International Association of Statistical Computing (IASC), em 2021.
Tem o respectivo trabalho publicado na conceituada revista Mathematics, do Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), testemunho do seu mérito e contribuição para o avanço do conhecimento científico.
Contactado hoje, quarta-feira, pela ANGOP a partir de Portugal, o académico realçou que depois de terminar os dois anos da parte curricular do programa de doutoramento, foi apresentado o projecto para Investigação, que tinha como um dos objectivos modelar o crescimento individual em ambiente aleatório.
Essa modelação, conforme o professor, é feita em ambiente aleatório, porque “faz mais sentido” modelar os processos nos meios casuais, tendo em conta os imprevistos do quotidiano, sublinhando que o seu próximo passo é regressar ao país e continuar a trabalhar na investigação.
O presidente do ISCED-Huíla, Helder Bahu, considerou um grande ganho para um departamento que conta com lacunas de professores, pois nos últimos anos o curso de matemática perdeu cinco professores efectivos, por morte.
Referiu que Nelson Tchingui Jamba é o primeiro doutorado em estatística da região e como colaborador do ISCED é uma mais-valia, pois tem uma “veia investigativa interessante” e em consequência deste feito tem várias publicações em revistas de alto impacto. BP/MS