Luanda - O director do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, vai assumir o cargo de pesquisador na Enabled Research Group (Grupo de pesquisa habilitado), no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) dos Estados Unidos da América.
Segundo um comunicado de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta sexta-feira, o representante angolano vai trabalhar como investigador associado do MIT, um grupo de pesquisa sobre soluções espaciais.
Trata-se de uma posição focada no avanço de tecnologias e conceitos para exploração e aplicações espaciais.
A nota ressalta que o MIT possui uma parceria com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTITICS), através do GGPEN, num projecto para dados através do uso de tecnologia espacial, que auxiliem na tomada de decisão para o combate à seca no Sul do país, que conta com suporte da NASA.
A distinção do especialista angolano, certamente, vai contribuir para o país continuar a dar os seus passos, que já vem ecoando na indústria espacial internacional, como co-líder da região no sector.
O Space Enabled Research Group-Media Lab é conhecido pelas suas contribuições inovadoras para a tecnologia espacial e a sustentabilidade.EH/PA