Luanda - A XII Reunião de Ministros da Educação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se, esta quarta-feira, em Luanda, para proceder a avaliação intercalar do Plano de Acção de Cooperação Multilateral do sector, entre 2022 a 2024.
De acordo com o Ministério angolano de Educação, no quadro da presidência em exercício da organização, o encontro vai servir ainda para efectuar o lançamento oficial da Iniciativa "Escolas Amigas da CPLP", assim como Identificar as preocupações que podem ser alvo de busca de projectos na comunidade.
Os governantes vão também promover a cooperação com organizações internacionais, com realce para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), por via do projecto "Educação em situações de Emergência".
Sob lema "Cooperação Multilateral, Caminho Seguro para uma Educação Transformacional na CPLP", serão abordados, entre outros temas, a "Promoção da cooperação educacional com vista à transformação dos sistemas educativos na CPLP.
Criada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, a CPLP é constituída por nove Estados-Membros, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. VIC