Luanda - Angola tem cerca de 164 escolas associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), informou esta quinta-feira, em Luanda, o secretário permanente da Comissão Nacional da organização, Alexandre Costa.
A província de Luanda lidera a lista de escolas associadas, com 58 inscritas.
Falando no encontro nacional sobre “museus e rotas museológica angolana”, o secretário lembrou que Angola aderiu ao Programa das Escolas Associadas da UNESCO em 1998.
Precisou que, no início, procedeu-se a inscrição de quatro escolas, nomeadamente Alda Lara, Óscar Ribas, Colégio nº 1600 e a Escola nº 3024.
Apontou como benefícios das escolas associadas, a partilha de informações, experiências, boas práticas, projectos e ideias em torno de um objectivo comum, a cultura da paz.
Realçou que as escolas associadas têm a vantagem de certificação internacional dos integrantes, de participação em concursos internacionais promovidos pela UNESCO e instituições afins, assim como de recepção de material de apoio.
Lembrou ser responsabilidade de todos a preparação das gerações, para a vida em sociedade mais pacífica, educativa, resiliente e sustentável.
O encontro, com duração de um dia, agregou responsáveis dos museus do país, entre outros convidados. JAM/OHA