Lisboa (Da Correspondente) - Um acordo de cooperação que visa a avaliação recíproca dos cursos de graduação e pós-graduação foi assinado, em Lisboa, pelos ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e de Portugal.
O entendimento inclui as áreas de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, informa uma nota da Embaixada de Angola em Portugal.
O acordo também prevê a colaboração, avaliação e fiscalização do funcionamento da organização das instituições do ensino superior dos dois países.
Rubricado pelos ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e de Portugal, o instrumento abrange o intercâmbio no segmento de literatura, documentação científica e académica, bem como de propriedade intelectual.
A nota, a que a ANGOP teve acesso neste sábado, especifica que rubricaram o acordo a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Paula Regina Simões de Oliveira, e o ministro da Educação, Ciência e Tecnologia da República Portuguesa, Fernando Manuel de Almeida Alexandre.
A cerimónia teve a presença de diplomatas angolanos acreditados em Portugal.
A par dos laços no sector do ensino superior os dois Estados têm parceria nos domínios da justiça, administração interna, defesa, educação e têm em vista novos sectores como o do turismo, a administração pública, a transição digital e a economia azul. EJM/AJQ